Joana Mortari

A Associação Acorde, onde eu trabalho desde 2009, faz 800 atendimentos semanais para crianças e jovens de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São oficinas de arte e esporte onde a proposta, muito mais do que aprender isto ou aquilo, é propiciar um espaço de acolhimento e desenvolvimento, para que as crianças se tornem jovens confiantes em suas potencialidades e conscientes de suas possibilidades.

Antes disso eu era advogada. Minha formação, experiência e relacionamento é o que eu doo diariamente à Acorde, até hoje, além de dinheiro. De segunda a domingo eu penso na Acorde, em como apoiar, organizar e planejar suas ações, em como comunicar bem sua prática e, principalmente e mais difícil, em como a manter viva. 

No Brasil, manter organizações sociais vivas não é moleza… e por “vivas” eu quero dizer não apenas funcionando, mas atenta ao que é essencial para a comunidade atendida e trabalhando de uma forma sistêmica, focada e consciente de sua causa. Esta dificuldade de captar tem várias razões de ser, e uma delas é que aqui, ao contrário de outros lugares do mundo, doar dinheiro para organizações que representam a sociedade civil organizada não é um valor cultural.

Foi pensando nisso que um segundo movimento começou dentro de mim e da Acorde, que é a necessidade de se fazer algo para promover a mudança deste paradigma da sociedade brasileira, de começar a construir uma sociedade que entenda a importância das instituições do terceiro setor para o fortalecimento da democracia, que participe e apoie financeiramente o seu desenvolvimento. Foi pensando nisso que apoiamos o nascimento do Movimento por uma Cultura de Doação no Brasil, e dele fazemos parte.

Doar é depositar em alguém confiança, é ser co-autor na construção da sociedade que queremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s