Allen Anderson

Nossa família começou a aplicar cerca de 99 por cento da nossa fortuna em busca de trazer prosperidade à America Central, casa de algumas das pessoas mais pobres do Ocidente. Por 20 anos, começando em Boston em 1980, eu tentei a sorte como empreendedor de softwares para computadores. Houve os seus altos e baixos. Mais baixos… Então, quando a Cisco Systems comprou minha start up em 1998, eu de repente me vi com 10 milhões de dólares. Eu não tinha nenhuma experiência em ser rico e eu realmente não sabia o que fazer com aquele dinheiro todo. Quando minha esposa propôs que nós usássemos nossa nova fortuna para ajudar outras pessoas, aquilo pareceu exatamente o que eu deveria fazer.

O meu conhecimento sobre Princípios para análises de negócios foi uma resposta automática à dúvida sobre “onde eu poderia obter o melhor retorno para o meu investimento?” Claramente, cada dolar pode fazer mais por uma pessoa pobre do que por uma rica. E sempre se pode obter melhores retornos fazendo as coisas que se faz melhor em campo que se conhece mais.

Trinta anos antes, eu era um professor de matemática em Honduras e eu também ensinava Inglês para refugiados de guerra da América Central, em Boston. A América Central era o lugar onde eu sabia melhor como fazer a diferença.

Pessoas que vivem com um ou dois dólares por dia precisam de tudo. Eles precisam de dinheiro, professores, estradas, remédios e um governo melhor. A ajuda tradicional os deixou tão pobres quanto antes. Então qual era a maior necessidade, mais durável e que poderia ser transportada de forma barata por milhares de kilometros em péssimas estradas? Minha resposta foi informação. E meu veículo escolhido foi bibliotecas rurais e centros de internet.

Então nós fundamos a Riecken Foundation. A sua primeira biblioteca comunitária foi inaugurada dois anos mais tarde na remota aldeia de Sulaco, Honduras.

A maioria das bibliotecas públicas fecham suas portas cedo na América Central. Elas caem em desuso por negligência, falta de financiamento e má gestão além de fracassarem em incluir os moradores locais em sua gestão. Nosso objetivo foi além de apenas construir essas bibliotecas. Nós queríamos dar vida as descobertas que abririam janelas para um mundo mais amplo a cada ano.

Nossas bibliotecas são barulhentas e alegres, cheias de crianças e adultos que exploram as prateleiras cheias de livros, que pesquisam na internet e formam grupos de serviços comunitários. Elas estão entre as instituições mais respeitadas em suas comunidades.

As bibliotecas Riecken provocaram mudanças dramáticas na cultura local.

Os jovens das comunidades Riecken passam mais tempo estudando e assistindo menos televisão. A biblioteca dá acesso aos professores para que possam  atribuir projetos e pesquisas as suas aulas, ao invés da memorização de livros didáticos.

As chaves para o sucesso em implantação de riqueza social, são as mesmas chaves para a acumulação de riquezas privada: esforço pessoal e o foco implacável nos resultados. Essas são os melhores anos da minha vida.

Destravar o potêncial da America Central é mais complexo, mais desafiador, e mais satisfatório do que qualquer problema que eu tenha vivenciado como engenheiro ou empresário.

Como um empreendedor em série, eu me lembro da emoção a cada vez que eu abria um pequeno laboratório nas favelas industriais atrás do M.I.T. Não importava o quão humilde fosse o começo, todo novo começo carrega em si a promessa de sucesso. Agora como empreendedor social, quando eu vou a inauguração de uma biblioteca onde a cidade inteira aparece e dezenas de crianças explodem pela porta em busca de livros, para usar os computadores, ou achar um lugar no tabuleiro de xadrez, eu sinto aquela emoção mais uma vez.

Administre ativamente suas contribuições sociais , e você vai melhorar o impacto em pelo menos 10 vezes mais.

Eu insistiria para qualquer um que quer fazer algo importante no mundo a ir fundo. Dar cada hora que você tiver assim como cada centavo. As coisas que mais precisam ser feitas no mundo são também as mais difíceis, e isso significa que elas sempre vão requerer mais esforço do que dinheiro.

Empreendedores de sucesso geralmente possuem grandes fortunas porque eles gostam de trabalhar duro, e atingir seus objetivos, e vencer todas as probabilidades.

Nós devemos focar essa mesma força pessoal em maximizar nosso impacto social e em consequência nossa própria felicidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s